Encontre no blog

15 de jul. de 2011

Obrigado Tolima !

Na noite dessa quinta, o Corinthians venceu o Inter por 1 a 0 no Pacaembu, gol do Willian (ótima revelação vinda do Figuerense). Com a oitava vitória em nove rodadas (a sexta seguida), o Timão confirmou o  melhor ínicio de campeonato na história dos pontos corridos.

Com resultados impressionantes, o alvinegro da capital paulista se coloca hoje, como o protagonista, na disputa pelo caneco do Brasileirão. No futebol atual, são muitos os fatores que fazem um time alcançar essa posição: planejamento, gestão, marketing, porém, no caso Corinthiano, por mais absurdo que possa parecer, eles estão ligados à vexatória eliminação pelo Tolima. 

A eliminação fez o Corinthians se reorganizar

Vamos tentar explicar esse paradoxo:

O time está, desde a dolorosa eliminação na pré Libertadores, focado no Brasileiro. Isso fez com que Andrés Sanches pudesse focar no planejamento do grupo para o Nacional. Assim, foi montado um elenco muito forte. Foram NOVE contratações no elenco principal, sem contar os retornos de emprestimo do ano passado. Só para destacar alguns: Alex (ex-inter), Adriano, Émerson e o ótimo Willian. É o melhor elenco do nacional;

Desde que foi "Toliminado", Tite teve mais tempo para trabalhar o grupo, com jogos apenas nos fim de semana pelo Paulista e Brasileiro. Com a semana cheia, o treinador conseguiu aprimorar o esquema tático que já usava. O 4-3-3 alvinegro é um dos mais eficientes do Brasil, beirando a perfeição tática. Consegue chegar com força ao ataque, se recompõe com velocidadade e contra-ataca de forma fatal e veloz.

Essa eficiencia só é possível devido a impressionante aplicação dos jogadores. É impressionante ver como TODOS os alvinegros marcam. Peças como Willian e Jorge Henrique, apesar de atacantes, marcam a saída de bola adversária e acompanham o avanço dos laterais. A dedicação na marcação faz a diferença. 

A eliminação da Libertadores adiantou  a despedida de Ronaldo. Por mais que ele seja ídolo e fenomeno de marketing, não era mais um atleta. A troca dele por Liedson melhorou, e muito, o time. Hoje, o Timão é um time rápido e letal sem a bola, com um contra-ataque muito forte.


Esses são alguns fatores observados que fazem com que o Timão tenha que agradecer o Tolima pela eliminação. E você,concorda ou discorda?

Nenhum comentário:

Postar um comentário