Encontre no blog

6 de set. de 2011

Os "Brasileiros" de Mano

Mano Menezes convocou 24 jogadores do futebol brasileiro para os dois jogos contra a Argentina (antiga Copa Roca). Foram chamados apenas atletas que atuam no futebol nacional, tanto aqui, como nos nossos vizinhos. São dez estreantes com a amarelinha:  Rafael (Santos), Mário Fernandes (Grêmio), Bruno Cortês (Botafogo), Rhodolfo (São Paulo), Casemiro (São Paulo), Paulinho (Corinthians), Rômulo (Vasco), Cícero (São Paulo), Oscar (Internacional) e Renato Abreu (Flamengo).

A escolha dos atletas contestável. Principalmente pela falta e coerência na convocação. A presença de alguns nomes não muito conhecidos poderia se justificar caso o treinador mantivesse o critério de idade olímpica, o que não aconteceu. Rafael, Mário Fernandes, Danilo, Casemiro, Rômulo, Oscar, Lucas, Neymar e Leandro Damião tem idade olímpica, mas nomes como de Cícero e Renato Abreu não.

Além disso, é interessante destacar que Mano convocou jogadores de todos os grandes 12 clubes do Brasil. São Paulo (4), Santos (3), Flamengo (3), Inter (3), Vasco (2), Botafogo (2), Corinthians (2), Cruzeiro (1), Atlético MG (1), Grêmio (1), Fluminense (1). Seria uma forma de tentar minimizar as criticas pelos desfalques das equipes no Brasileiro?

Independente dessa forma de pensar, fiz uma rápida análise sobre a seleção.

Nomes e comentários por posição:

Goleiros: Jefferson (Botafogo); Fábio (Cruzeiro); Rafael (Santos) - A surpresa ficou com a convocação do goleiro santista e a não convocação de Victor do Grêmio. Acredito que Mano foi bem ao não chamar o gremista que vive péssima fase. Rafael tem idade olímpica. É uma aposta válida. 
Laterais: Danilo (Santos); Mário Fernandes (Grêmio); Bruno Cortês (Botafogo); Kleber (Internacional) - Danilo é, hoje, o melhor lateral direito jogando no Brasil. Incontestável. Mário Fernandes é um zagueiro-lateral, no estilo do futebol inglês. Não seria a minha opção. Mariano (Flu) e Léo Moura são jogadores de mais qualidade, porém não atravessam boa fase. Cicinho (Palmeiras) está em melhor fase que o gremista, mas não tem idade olímpica.  É uma questão de opção.

Na esquerda também não há consenso. Júnior Cesar do Flamengo poderia ter um oportunidade, mas não vejo como injusta a convocação do cabeludo botafoguense. É um jogador rápido, de habilidade e com qualidade no passe. É melhor ofensivamente que defensivamente e fez um ótimo primeiro semestre. E Kléber é um daqueles "selecionáveis" que sempre está entre os cinco melhores da posição. É inquestionável numa lista só de "brasileiros do Brasil".

Zagueiros: Dedé (Vasco); Réver (Atlético-MG); Rhodolfo (São Paulo); Henrique (Palmeiras)- Aqui Mano Menezes passou por grandes dificuldades para selecionar. O treinador perdeu grandes opções por contusões. Nomes como Alex Silva, Rodolfo (Grêmio) e  Antônio Carlos  (contundidos) e Anderson Martins (vendido) certamente poderiam estar nessa lista. Não consigo pensar em nomes que melhores.

Volantes: Casemiro (São Paulo); Paulinho (Corinthians); Ralf (Corinthians); Rômulo (Vasco)- Outra posição em que as contusões atrapalharam a escolha do treinador. Arouca (Santos), Ibson (Santos), Airton (Fla), Denilson (SP) estão machucados. O anormal é a convocação do Rômulo, jogador extremamente normal, que não é unanimidade nem no seu time. Ter idade olímpica não pode ser a única justificativa para a convocação, até porque acredito que os volantes da sub-20 (Casimiro e Fernando) tem mais qualidade. Henrique (Santos), Willians (Fla), Fábio Rochemback (Grêmio) devem estar se perguntando o que o vascaíno tem que eles não. 

Meias: Cícero (São Paulo); Lucas (São Paulo); Oscar (Internacional); Renato Abreu (Flamengo); Thiago Neves (Flamengo) - Lucas e Oscar são inquestionáveis. Tem idade olímpica e são protagonistas em seus clubes. Thiago Neves é um grande jogador, mas não joga bem tem dois meses. Cícero também é bom jogador, mas não acredito que tem espaço aqui. Assim como Renato Abreu. Ele é muito importante no Flamengo, termômetro do time, e é o jogador que mais acerta passes no Brasileirão, mesmo assim não merece a seleção. Alex (Corinthians) está machucado e poderia estar nessa lista. Douglas (Grêmio) também tem qualidade, apesar de não estar em grande fase. E Elkeson (Botafogo) é injustiçado, deveria ser chamado. Eu convocaria o botafoguense no lugar do Renato Abreu e Douglas no lugar do Cícero
 
Atacantes: Fred (Fluminense), Leandro Damião (Internacional); Neymar (Santos); Ronaldinho Gaúcho; (Flamengo)- Mano fez boa convocação a exceção de Fred. Pergunte a qualquer tricolor quem está jogando mais: Fred ou Rafael Moura? 99% dos tricolores vão responder He-Man. Mais isso não quer dizer que estou fazendo lobby por Rafael Moura. NÃO. O nome é BORGES, artilheiro do Brasileiro com 14 gols.

E você, concorda  ou discorda dos "brasileiros do Mano"?

Nenhum comentário:

Postar um comentário